Páginas

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Sony, Kodak e Sanyo apostam no seguimento de filmadoras compactas

A edição deste ano do Consumer Electronics Show - CES 2010, maior evento de tecnlogia do mundo, e a primeira após a forte crise financeira que fez a indústria mundial puxar o freio de mão em 2009, foi marcada por muita apreensão. Novidades confirmadas - com a forte presença de lançamentos importantes na área de mobilidade com inúmeros netbooks e pelo menos um grande lançamento em smartphones com Android, o Motorola Backflip, que desembarca no Brasil pela Vivo ainda no primeiro trimestre de 2010. O grande anúncio que o Google fez em janeiro não foi durante o evento; o Nexus One, chegou dias antes.

Se houve um anticlímax com certeza foi o não anúncio do tablet da Microsoft, na realidade, o equipamento que será produzido pela HP só deve ser lançado no final deste ano.

Como sempre, muitos gadgets foram apresentados e tiveram seus cinco minutos de famas durante o evento, ainda que muitos ainda demorem a se tornar produtos comercializáveis. Um categoria, porém, foi destaque: a dos e-readers ou leitores eletrônicos que estiveram na mira de vários fornecedores.

As filmadoras digitais compactas também marcaram presença e três fabricantes anunciaram modelos que gravam vídeos em alta definição e, de quebra, são capazes de fotografar com resolução de pelo menos 5 megapixels.

Xacti VPC-CS1
Dentre os lançamentos do CES 2010, o modelo da Sanyo é a câmera que apresentou mais recursos, além de ser a mais fina. Ela grava vídeos em alta definição (1920 por 1080 pontos) com 60 quadros por segundo no modo entrelaçado (1080i) e também tira fotos na resolução de 8 MP.

sanyo-vpc-cs1.jpg

Trabalha com formatos de vídeo H.264 e Mpeg-4 e cartão de memória tipo SDHC e SDXC. Possui recurso de estabilização de imagem e tela de LCD retrátil. Com preço de 300 dólares, começa a ser vendida nos Estados Unidos em fevereiro.

Bloggie HD MHS-PM5
A filmadora compacta da Sony faz vídeo em formato de alta definição progressivo (1080p) com 30 quadros por segundo. No modo de 720 linhas, o equipamento pode filmar a 60 quadros por segundo.

Sua lente pode ser rotacionada em 270 graus e tem conector USB embutido que facilita a conexão com o PC. Um cabo USB também acompanha o produto. Tem poucos botões, o que torna fácil a operação, e um display LCD de 2,4 polegadas que permite ver os vídeos no modo paisagem.

sony_bloggie.jpg

A filmadora aceita formatos de vídeo H.264 e Mpeg-4. Mas o que chama a atenção é que ela aceita cartões SDHC e SD, o que acaba com a era dos cartões Memory Stick, da própria Sony, que custam muito caro.

A Boggie HD MHS-PM5 custa 170 dólares e já está à vendas nos Estados Unidos.

PlaySport
Uma câmera de bolso à prova d’água e também resistente a pequenas colisões, muito adequada para levar em passeios radicais, como rafting, por exemplo.

A filmadora da Kodak possui botões grandes para facilitar a operação quando você estiver usando luvas e é capaz de suportar até três metros de profundidade na água.

Tira fotos na resolução de 5 MP e grava em alta resolução no modo progressivo (1080p). O cartão de memória é do tipo SDHC.

playsport_350.jpg

O produto inclui cabo HDMI para conexão a uma TV de alta definição e assim assistir os vídeos gravados diretamente da câmera.

Diferente do modelo anterior, a Zi8, a Kodak PlaySport não possui entrada para microfone e também não tem função para alternar entre os modos macro e paisagem.

Estará disponível nos Estados Unidos a partir de março e vai custar atrentes 150 dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário